Comunicação e Direitos Humanos

In Direitos Humanos, Política by ancuri

Ontem participei de um excelente debate na ACI (Associação Cearense de Imprensa) sobre Comunicação e Direitos Humanos. O debate se deu durante o lançamento do MANUAL SOBRE COMUNICAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, uma produção do Mandato da Vereadora Larissa Gaspar.

Segue o informe do site do mandato:
“Foi lançado oficialmente na noite de quinta-feira, 9, o manual Por Uma Comunicação Pelos Direitos Humanos, publicado pelo mandato da vereadora Larissa Gaspar (PPL), presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza.
A mesa que debateu sobre ética e comunicação foi formada pela vereadora Larissa Gaspar, pelo advogado Antônio José de Sousa Gomes (representando a Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE), e @s jornalistas Ângela Marinho (Agência da Boa Notícia), Salomão de Castro (presidente da ACI), Raquel Dantas (do Coletivo Intervozes).
Também participaram do evento Rosemeire Gadelha, representando o Conselho Tutelar VII, Ademir Costa, do Movimento Pro-Parque, a jornalista Roberta França, da ONG Adelco e Jannayna Pereira, da diretoria do Sindicato dos Bancários, Daniel Fonsêca, do Coletivo Intervozes, Paulo Verlaine, da Associação 64/68, Bernardo Lucas e Paula Bandeira, ambos jornalistas do coletivo Resistência, e Karlo Kardozo, da Raiz – Movimento Cidadanista.

O manual
Com distribuição gratuita, o manual de 20 páginas traz dicas de abordagens para cobertura jornalística sobre temas relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, suicídio, e também alguns aspectos da violação de direitos humanos na grande mídia brasileira.
Além de trechos do Código de Ética, editado pela Federação Nacional dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ), o manual tem como fontes publicações da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da ONG Think Olga, do Coletivo Intervozes e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para solicitar uma roda de conversa sobre comunicação e direitos humanos na sua escola, faculdade, empresa ou comunidade, ligue para 85+998624817.”