EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA JUSTIÇA

In Cidadanismo, Política by ancuri

Nota do Coletivo Bem Viver e da RaiZ – Movimento Cidadanista
Irmanados na união pela defesa intransigente da democracia e no combate ao fascismo e à violação de direitos fundamentais. É com indignação que vemos a decretação da prisão do ex-presidente Lula como mais um episódio de um processo repleto de vícios quanto a sua tecnicidade e imparcialidade, em que o STF acovardado nega habeas corpus ao réu, violando o princípio da presunção de inocência, mesmo deixando claro que mudará seu entendimento relativo à prisão após a condenação em segunda instância. O interesse evidente de excluir Lula do processo eleitoral se soma às violações à democracia, aos direitos sociais, à intolerância e ao ódio por que passa o País no pós impeachment.
Não nos calaremos diante da clara intenção de se fazer um justiçamento político para excluir Lula do processo eleitoral. A Lei deve alcançar a tod@s, garantida a sua aplicação com respeito ao ritos processuais e aos direitos constitucionais estabelecidos.
Nos solidarizamos com Lula, familiares, militantes partidários e tod@s @s brasileir@s que defendem uma Justiça técnica e imparcial, ao mesmo tempo que nos colocamos na resistência democrática contra esta ordem de prisão ilegal, exigindo que ela seja revogada na urgência que requer o julgamento das Ações Diretas de Constitucionalidade em tramitação no STF ou por medidas de emergências a serem adotadas pela defesa. Estaremos nas ruas e convocamos tod@s que acreditam na democracia e na justiça a ocupá-las! Não aos retrocessos, não aos justiçamentos políticos!
 
Raiz – Movimento Cidadanista / Ceará
Coletivo Bem Viver