View Post

12.04.95 – 18:07 – JSK

In Arte e Estética, Crônica by ancuriLeave a Comment

Vinte três anos se passaram daquele corte de cordão em que a mão tremeu e a foto borrou. Com os olhos embaçados em lagrimas continuei a clicar na ilusão de barrar o tempo e eternizar aquela hora. 18:07. Vinte três anos se passaram, pouco mais de cem quilometros nos separam, mas em mim o relógio teima em circular o ponteiro …

View Post

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA JUSTIÇA

In Cidadanismo, Política by ancuri

Nota do Coletivo Bem Viver e da RaiZ – Movimento Cidadanista Irmanados na união pela defesa intransigente da democracia e no combate ao fascismo e à violação de direitos fundamentais. É com indignação que vemos a decretação da prisão do ex-presidente Lula como mais um episódio de um processo repleto de vícios quanto a sua tecnicidade e imparcialidade, em que …

View Post

Karlo Artur em dia de São José.

In Arte e Estética, Crônica by ancuri

Passos firmes, sem medo do sol escaldante que peitava o Santo, o Menino Jesus, e tantos outros para quem as súplicas por chuva se acumulavam, ele seguia rumo a Casa Azul. Fazia dias que sua obstinação se manifestava por essa visita. Não seria a luz ofuscante do meio dia que lhe seria impecílio. As roupas já emporcalhadas de outros terreiros …

View Post

Páscoa é renascimento e libertação.

In Bem Viver, Crônica by ancuri

Nossos filhos nos fazem nascer denovo. Eles são a vida que se renova dizendo que temos a oportunidade de recomeçar. Oportunidade de sermos melhores. Oportunidade de nos libertarmos de tudo que nos aprisiona, que nos escraviza no mundo egoísta do consumo, do individualismo, do preconceito, do desamor. A Páscoa é o tempo de coletivamente meditarmos sobre nossas formas de vida; …

View Post

Tonha

In Bem Viver, Crônica, Uncategorized by ancuri

Sempre no fogão a lenha. Ela o dia inteiro de fogo aceso. Imagem simples de mulher que se fez da terra, se criou na roça. No registro, Dona Antonieta Delmiro, mas no coração da gente, Tonha. Mulher do Tadeus; mãe de Ciça, Nena, Branca e Cicélia. Contadora de prosa e ouvido afinado pros desabafos. Da sua casa não se sai …

View Post

Do Amor e da Ciência

In Bem Viver, Crônica by ancuri

O Conhecimento não deve ser um meio de dominação da natureza, mas uma forma de entrar em comunhão com ela. Pois quanto mais ela se revela, se desnuda aos nossos olhos, mais desaparecem os limites que nos separam. Conhecimento, nesse sentido, se torna amor. E quanto mxais a amamos tanto mais a conhecemos. O Amor é ciência que unifica, que …

View Post

Amor e Construção.

In Arte e Estética, Crônica by ancuri

É tarde. À luz da lua, corpo desarmado, tu observas o dia trabalhado. Eu te observo. E me sirvo do teu corpo suado. Meu olhar lambe a luz que escorre em teu rosto, cheira o cheiro de mato em teu cabelo, alcança teu olhar sobre teu trabalho. E em comunhão desposa-te a construção.

View Post

O Homem e a Terra

In Arte e Estética, Crônica by ancuri

Anoitece. A Escuridão preenche todas as distancias. Eu e tu nos tornamos nós, estreito nós. Teu rosto enfim se revela. Antes ocultado pelo sol em cores te mostravas. Longínqua, diversa, dispersa. Agora na noite escura tu és ela. E o encontro e a espera ao teu rosto me conduz. Amo-te. Amo-te com o amor do sempre. Sem futuro e sem passado. Porque a …

View Post

Chacinas, Raios e Torres

In Bem Viver, Direitos Humanos, Política by ancuri

Chacinas, Raios e Torres assemelham-se. São respostas a uma sociedade amedrontada e imediatista que quer ver varrida todas as ameaças ao seu padrão de consumo, de acúmulo, de privilégios. Sociedade que não se apercebe que seu consumo, seu acúmulo, seus privilégios são a causa da violência que as amedronta e as ameaça.